A importância da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Publicado por Artecola em

Diariamente no Brasil, uma média de 7 pessoas morrem em decorrência de acidentes de trabalho. Debater e implementar medidas na empresa é de extrema urgência devido aos altos números que são diários. A meta de construir um ambiente de trabalho seguro e saudável é uma constante na Artecola. Devido a isso, vamos compartilhar nossas diretrizes sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Os números de mortes em decorrência de acidentes de trabalho têm crescido no Brasil nos últimos anos. Somente em 2021, foram registrados mais de meio milhão de casos de acidentes de trabalho, ultrapassando as 2.800 mortes. Dentre os setores mais afetados estão:

  • Construção civil
  • Indústria
  • Agricultura
  • Transporte

Investir e promover programas de segurança, prevenção de doenças, de assistência aos funcionários e de benefícios aos cuidados de saúde e higiene, são pilares da Artecola. Ajudar a construir segurança não se trata apenas do espaço interno da Artecola, mas uma mudança que implique numa comunidade mais segura e saudável.

Quais são as implementações de segurança no trabalho da Artecola?

Na área de segurança no trabalho, a Artecola mantém em atividade a Campanha Acidente Zero (Vencedora do Prêmio Top Ser Humano ABRH 2015) e os programas Parada de Segurança, Relatos de Incidentes e Desvios, DDS (Diálogos Diário de Segurança com os colaboradores), Minuto de Segurança (às segundas-feiras) e Demais Campanhas de SST realizadas ao longo do ano.

Um dos destaques são os simulados de emergência, referência na região. O maior deles, realizado em novembro de 2022, reuniu 170 pessoas, entre colaboradores e profissionais externos. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Campo Bom e de Novo Hamburgo, com dois caminhões de combate a incêndios, além de uma ambulância e da atuação dos 43 brigadistas do Grupo de Apoio a Emergências (GAE) da Artecola. Treinando suas equipes, a companhia prepara multiplicadores para a prevenção junto à comunidade.

As práticas e programas foram implementados nas três unidades da Artecola e são realizados com periodicidade. Cada unidade conta com comitês específicos para cuidar da saúde e segurança do trabalho.

Como é possível organizar medidas de segurança no trabalho em uma empresa?

  • Manuais
  • Inventários de Riscos
  • Programa de Controle e Gerenciamento de Riscos
  • Planos de Saúde
  • CIPA
  • Comitês internos de SST 
  • Contratação de Serviços Especializados
  • Treinamentos

As medidas implementadas pela Artecola constantemente têm recebidos destaques, em 2023 o Técnico de Segurança do Trabalho Sênior Cristian Krug, responsável pelas áreas de Saúde e Segurança da Artecola no Brasil recebeu a Comenda do Corpo de Bombeiros Militar do RS. A homenagem foi resultado da parceria que Cristian, através da empresa, estabeleceu com o Corpo de Bombeiros.

Todas as ações e programas desenvolvidos na Artecola focam na conscientização e capacitação dos colaboradores, priorizando a segurança como um dos valores mais importantes em todos os processos. Para a Artecola, sucesso vem também da qualidade que nossos colaboradores enxergam no ambiente como um todo, por isso damos prioridade à importância da prevenção de acidentes de trabalho.
O mundo está em constante mudança e evolução, assim como os processos internos de trabalho. Isso precisa ser refletido na forma como as empresas trabalham. Para saber mais dos valores da Artecola além do cometimento com o fornecimento de produtos de excelência acesse: http://artecolaquimica.com/blog/a-importancia-da-esg-no-cotidiano-da-artecola/

Para falar conosco, acesse o link: https://www.artecolaquimica.com.br/contato ou deixe um comentário.

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *