Importância do Ecofibra no setor calçadista e automotivo

Publicado por Artecola em

ecofirba

Você conhece o Ecofibra?

O Ecofibra é um termoplástico extrusado produzido pela Artecola que é 100% reciclável e que pode ser totalmente biodegradável.

Esse material é utilizado principalmente no setor calçadista e automotivo.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e entender a importância do Ecofibra para a indústria calçadista e automotiva e também para o meio ambiente. Confira!

O que são as fibras naturais?

As fibras naturais, como o próprio nome sugere, são todas aquelas que são extraídas de elementos naturais. Elas podem ser de origem animal, vegetal ou mineral.

Elas estão presentes nos mais variados tecidos e materiais e possuem características próprias

As fibras naturais são mais usadas em setores como o automotivo, construção e tecnológico.

De maneira geral, as fibras naturais são finas, flexíveis e com capacidade para serem transformadas em fios.

Além disso, as fibras naturais são versáteis e utilizadas há milhares de anos. Elas são responsáveis por produzir materiais resistentes e com ótimo acabamento.

As principais e mais utilizadas fibras naturais são: lã, linho, algodão, cânhamo e seda.

Por conta dos benefícios e devido a sua importância para o desenvolvimento social, a expectativa é que a produção de materiais que tenham as fibras naturais em sua composição se expanda cada vez mais.

Para que esse mercado continue crescendo, a busca por novas tecnologias capazes de extrair fibras com diferentes características e que possam ser incorporadas aos mais diversos materiais segue de maneira crescente.

O que é o Ecofibra e quais são os diferenciais do material

O Ecofibra é um material 100% reciclável produzido pela Artecola e utilizado principalmente em peças de estruturação dos setores calçadista e automotivo.

O Ecofibra é feito a partir de fibras vegetais descartadas por outros setores, consideradas sobras de produção. 

Assim, estes resíduos ganham uma nova aplicação e utilidade e são responsáveis por substituir insumos de fonte não renovável. 

Entre os diferenciais do Ecofibra, é possível citar a sustentabilidade, já que é um material totalmente reciclável e que pode ser biodegradável. 

Com o Ecofibra, além de reduzir o consumo de materiais que causam impacto ao meio ambiente, também ocorre uma diminuição na quantidade de resíduos que seriam descartados em outros processos produtivos.

Outro benefício é a performance final, que garante um resultado satisfatório, inovador e tecnológico.

Importância do Ecofibra para o setor calçadista e automotivo

No setor calçadista, o Ecofibra é utilizado em couraças e contrafortes, itens que auxiliam na estrutura dos calçados. 

As couraças são aplicadas no bico, responsáveis por manter o formato do sapato. Já os contrafortes ajudam a formar o “calcanhar” e também atuam na sustentação dos modelos

Esses materiais têm a vantagem de serem mais maleáveis e resistentes, o que permite espessuras menores para manter a estrutura dos calçados com maior conforto e sem interferir no visual.

O Ecofibra também é utilizado no setor automotivo nas partes internas dos automóveis, como o revestimento posterior do banco traseiro, medalhões e painéis de portas, revestimento de tetos e porta-pacotes. 

O laminado com fibras naturais se tornou um grande sucesso da Artecola para o segmento, utilizado em modelos da Fiat, Jeep, Honda, Hyundai, Renault, Nissan e Toyota. 

O Ecofibra permitiu a substituição de barras metálicas na estruturação de peças que tiveram até 23% de redução de peso e até 50% em número de componentes, contribuindo para melhor performance e economia dos veículos.

No setor automotivo, o Ecofibra contribui para produção de automóveis mais leves, que consomem menos combustível e emitem menos poluentes.

Além da ótima performance, o Ecofibra possui enorme importância no setor automotivo por promover a sustentabilidade, reduzir o peso dos veículos e trazer mais eficiência e inovação.

Assim, tanto para o setor automotivo quanto para o calçadista, o Ecofibra é responsável por trazer mais sustentabilidade, inovação, eficiência e estrutura, sendo de extrema importância para ambos setores.

Conheça o Ecofibra Híbrido, responsável por maior eficiência veicular

Um exemplo da produção da Artecola no setor automotivo é o Ecofibra Híbrido, material inovador para o interior de veículos.

A fórmula do Ecofibra Híbrido conta com  fibras naturais, fibras sintéticas e polímeros e resulta em placas extrusadas 100% recicláveis.

O Ecofibra Híbrido apresenta as mesmas destinações do Ecofibra Automotive, laminado com fibras naturais considerado um case de sucesso da Artecola.

Bastante evoluído, o Ecofibra Híbrido oferece a mesma sustentabilidade e ainda mais qualidade nas propriedades mecânicas e térmicas.

Um exemplo da eficiência desse material é a sua resistência à flexão, quando comparada com um porta-pacotes produzido com o Ecofibra Automotive. 

O novo Ecofibra Híbrido apresenta desempenho até 200% melhor, dependendo da versão, mesmo com o percentual de 45 a 55% de fibra mantido na composição dos dois produtos. 

Na mesma comparação, o Híbrido apresenta incremento próximo a 100% em elasticidade na flexão, ganhos de até 20% na resistência térmica e de até 10% na densidade do material.

Outra vantagem do Ecofibra Híbrido é a customização, ou seja, a possibilidade de desenvolver produtos específicos para diferentes projetos.

Além disso, o Híbrido apresenta redução no nível de odor das peças automotivas de interiores, nível de componentes voláteis (VOC) reduzido no produto, processo limpo de fabricação das placas, além de exigir ferramentas simples para conformação das peças.

Artecola é referência na produção do Ecofibra e também em ações sustentáveis

Prezando pela sustentabilidade e tecnologia, a Artecola se destaca pelo uso do Ecofibra no setor calçadista e automotivo.

A empresa se preocupa com ações sustentáveis e por isso tem uma produção com foco para o cuidado com a natureza e com a saúde

Além de garantir uma boa performance para o produto final, o Ecofibra é um acessório inovador e que apresenta inúmeros benefícios, como foi possível perceber na leitura do texto.

Se você gostou deste conteúdo sobre Ecofibra, aproveite para ler mais assuntos relacionados em nosso blog

Para mais informações sobre nosso trabalho e nossos produtos, entre em contato

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *