TECNOLOGIAS ARTECOLA PARA ROTULAGENS

Publicado por Artecola em

Rotular é o processo pelo qual uma etiqueta é aplicada na embalagem. Este processo começou a ter mais destaque e importância, desde o momento em que se descobriu que o rótulo é também uma importante ferramenta de marketing para o produto que está acondicionado.

Inicialmente as demandas no processo de rotulagem eram pequenas, pois a operação de rotular podia ser realizada de forma manual.

Hoje, com a evolução para produções em larga escala, foi necessário o desenvolvimento de processos específicos para a rotulagem de embalagens.

Os principais aspectos a serem observados no processo de rotulagem são o frasco, o rótulo, o equipamento e o adesivo, como segue:

  • Frasco

O recipiente influi diretamente no processo de rotulagem, pois define as características de alguns parâmetros, principalmente doequipamento e seleção de adesivo a serem usados.

As características mais importantes a serem observadas nos frascos são a forma e o material:

Forma: a forma do frasco é importante à medida que o rótulo deve acompanhar as curvaturas deste, ou seja, quanto maiores forem os ângulos de curvatura maior será o efeito memória do rótulo, sendo necessário que o adesivo utilizado tenha uma boa pega inicial para vencer este efeito.

Material: diferentes materiais na fabricação dos frascos possuem diferentes tensões superficiais, ou seja, diferentes afinidades com cada tipo de adesivo.

  • Rótulo

Normalmente confeccionados em papel, plásticos ou ainda por laminações de ambos os materiais. Os rótulos, principalmente de bebidas colocadas em baldes de gelo, recebem normalmente aplicações de impermeabilizantes para garantir a sua integridade quando em contato com a água.

Umidade – Porosidade: a porosidade do papel está relacionada com a capacidade de absorção de água, o que interfere diretamente no tipo e aplicação do adesivo.

Espessura: Um mesmo tipo de papel pode ser fabricado em diferentes espessuras, podendo apresentar assim rigidez bastante diferenciadas, o que influi drasticamente no efeito memória do rótulo.

  • Equipamento

     O tipo de equipamento influi na qualidade do processo de rotulagem e principalmente no tipo de adesivo a ser utilizado, sendo os principais fatores a observar:

     – Velocidade de processo

     – Mecanismo de aplicação do rótulo

     – Reservatório e forma de transporte do adesivo

  • Adesivo

     O adesivo possui a função de promover a adesão entre o rótulo e o frasco (embalagem) e permitir o bom funcionamento no equipamento de rotulagem.

     São muitas as tecnologias de adesivo que podem ser utilizadas, o processo de rotulagem permite a utilização tanto da tecnologia de Hot Melt quanto da tecnologia aquosa.

Diante de tantas variáveis e alternativas de adesivos nas linhas de produtos da Artecola, todo cuidado é pouco na sua escolha correta para sua solução.

Temos a melhor opção entre nossas linhas Artemelt, Supera ou Artecol. Uma alternativa para cada necessidade, para seu melhor desempenho.

Quer saber mais sobre nossos adesivos? Nos envie uma mensagem no link: https://www.artecolaquimica.com.br/contato

Temos outras 3 dicas de qual adesivo escolher, confira: https://artecolaquimica.com/blog/3-dicas-para-escolher-o-adesivo-ideal-para-seu-produto/


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *