Adesivos para frigoríficos

Publicado por Artecola em

A Artecola é conhecida por sua diversidade em produtos capazes de atender todo o tipo de mercado. Desde o segmento automobilístico, passando por calçados, moveleiro, papeleiro e de embalagens, chegando ao alimentício. Em cada um desses ramos, há camadas e camadas de diferentes processos que precisam ser atendidas com especificidade. No texto de hoje, vamos trazer um assunto até então inédito no blog da Artecola, vamos falar mais sobre adesivos frigoríficos.

O que é um frigorífico?

Frigoríficos são empresas que se dedicam à produção, armazenamento e distribuição de produtos alimentícios refrigerados ou congelados. Elas são responsáveis por processar a carne e outros produtos animais, transformando-os em produtos prontos para consumo, como cortes de carne, salsichas, bacon, presunto, frango, peixe e frutos do mar.

Os Frigoríficos trabalham com uma variedade de animais e produtos, dependendo de suas especialidades e dos mercados que atendem. Algumas empresas se especializam em um tipo específico de carne, como suína ou bovina, enquanto outras produzem uma ampla variedade de produtos à base de carne. Além disso, alguns Frigoríficos produzem alimentos congelados, como vegetais e pratos prontos, além de produtos refrigerados.

Cada um desses diferentes produtos é acondicionado em uma embalagem específica que possa garantir que o produto permaneça com suas características até o momento do consumo. Além da vedação correta, é necessário que o produto esteja seguro em cada etapa do transporte, pois se tratando de alimento, o menor erro coloca em risco a saúde de outras pessoas.

As caixas de transporte de alimentos congelados precisam se manter intactas ao longo de toda a cadeia de produção e transporte, resistindo às baixas temperaturas que podem acarretar umidade. Para isso é necessário um adesivo que além de suportar temperaturas extremas, também precisa ser resistente ao atrito de manuseio.

Quais os principais desafios que um adesivo para frigorífico deve atender?

  • Diferente modelos e tamanhos de caixas, com tipos de papel diferentes.
  • Tratamento superficial e acabamentos do papel.
  • Modelos de Máquinas
  • Condições climáticas

Dentre as perguntas que nossos técnicos se fazem na hora de avaliar um produto para este nicho algumas são: Quais os modelos e tamanhos de caixa para realizar a colagem? Qual a velocidade de cada equipamento? Quantos fornecedores de papelão possui? Caixa e tampa são montadas no mesmo setor? Como estão os vincos da caixa/tampa? Qual o período que as caixas ficam no túnel de resfriamento? Qual a temperatura do túnel de resfriamento? Dentre muitas outras que precisamos responder para averiguar que a Artecola possui um adesivo que atenda a todas essas necessidades.

Caixas para transporte de alimentos congelados estarão sujeitas a temperaturas negativas, além de uma pressão imensa causada pelo peso do conteúdo. Para otimização financeira do processo, normalmente estas embalagens estão abarrotadas de produtos. Isso irá forçar as laterais, causando pressão na tampa que pode dobrar fora do vinco, aumentando assim o efeito que chamamos de “memória do papelão”. Devido a isso, é necessário que o adesivo possua cristalização rápida e alta coesão.

Todo esse conjunto único de fatores levou a Artecola a desenvolver o Afix específico para o setor, assim como já fizemos com outros mercados. Aqui em nosso blog, você pode conhecer mais sobre nossos processos de criação de produtos, superando desafios em parceria com nossos clientes.

https://artecolaquimica.com/blog/composto-para-injecao-no-mercado-esportivo-hotmelt-e-sustentavel/
Já sabia de nossa linha de adesivos para frigoríficos? Para conhecer mais a respeito, basta comentar abaixo ou entrar em contato conosco pelo link: https://www.artecolaquimica.com.br/contato


1 comentário

Edison Ferreira · 28 de setembro de 2023 às 17:49

Cola para ferro fundido

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *