Composto para injeção no Mercado Esportivo, Hotmelt e Sustentável

Publicado por Artecola em

É com muita satisfação que a Artecola comunica que foi vencedora do Prêmio Lançamentos Fimec 2023 na categoria Componentes – Produto químico. O case selecionado é “Composto sustentável e aplicação limpa para esportivos de alta performance”. A escolha por este projeto ocorreu devido ao seu grau de inovação atrelado à sustentabilidade. Confira mais detalhes sobre esse projeto de um composto para injeção no mercado de esportivo, hotmelt e sustentável.

O que é o Projeto: Composto sustentável e aplicação limpa para esportivos de alta performance?

A inovação está na tecnologia que permite o uso de resíduo vegetal de outros segmentos como matéria-prima. Além disso, o novo contraforte injetado – reciclável – inova com o processo de aplicação sem adesivos à base de VOC. Reduz tempo de processo, elimina insumos e preserva o bem-estar do operador.

Se trata da inovação em materiais e processos a partir de contraforte injetado com fibras vegetais, adaptado a adesivos hotmelt para obter um produto mais sustentável. Calçados esportivos de alta performance exigem contraforte injetado. A Artecola criou para este segmento um composto com fibras vegetais para injeção de contrafortes, que aceita adesivo hotmelt (sem VOCs) na aplicação. O produto é reciclado, reciclável e elimina etapas na produção calçadista.

Investir em cocriação é manter a competitividade e colocar o cliente ao centro! E isso ocorreu neste desenvolvimento. Criamos soluções integradas e sustentáveis a importantes clientes! Nossos pesquisadores estão sempre na busca de inovações colaborativas para que os processos sejam cada vez mais ágeis, centrados no cliente e gerando maior valor. Para entender mais sobre as vantagens do hotmelt, acesse o link a seguir:

http://artecolaquimica.com/blog/importancia-das-parcerias-na-hora-de-criar-um-produto/

Esse projeto em específico foi desenvolvido para calçados de alta performance que estão frequentemente expostos às intempéries, atrito e até deformações devido a corridas, saltos e até quedas. 

O resultado da criação deste composto tecnológico e sustentável foi realizado através de uma tecnologia exclusiva na América Latina, que não só beneficia a Artecola, mas também os clientes que adquirirem. Entregamos uma solução completa e inteligente (economica, eficiente e de alta performance) substituindo, com vantagens, os contrafortes injetados convencionais. Eliminamos, também com esse composto, insumos poluentes, pois utilizamos adesivo base hotmelt. 

Muitos adesivos podem ter cheiro forte e até exalar químicos devido às reações ocorridas durante o processo de colagem. Isso coloca em risco a saúde do profissional que estiver realizando o trabalho, uma das preocupações que cerceou a criação desse novo produto.

Quais são as inovações de sustentabilidade do produto?

  • Possui resíduo de fonte vegetal;
  • Substitui composto de fonte 100% petroquímica;
  • É colado no cabedal com adesivo hotmelt (sem VOC);
  • Elimina insumos poluentes da halogenação/secagem/prymer;
  • Garante processo eficiente: custo/minuto otimizado;
  • É 100% reciclável.

A Artecola está sempre em busca de inovação atrelada a sustentabilidade. Esse tem sido nosso caminho já há algum tempo, trilhado em parceria com diversos clientes e não-clientes, que também estão em busca de se adaptar a um mercado que requer mais consciência ambiental. Nós não queremos esperar que o futuro chegue para aproveitarmos suas tecnologias, queremos criá-lo agora e compartilhar com a sociedade.

Já conhecia o composto para injeção no mercado de esportivo, hotmelt e sustentável? Você pode conferir mais sobre os produtos da Artecola para o mercado calçadista em um de nossos posts recentes: http://artecolaquimica.com/blog/adesivos-para-calcados-e-meio-ambiente/
Gostou da proposta desse produto e quer entender como ele pode ser aplicado no seu negócio? Entre em contato conosco pelo link: https://www.artecolaquimica.com.br/contato

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *