O que é viscosidade e qual sua importância na eficiência do adesivo?

Publicado por Artecola em

A viscosidade é uma propriedade física dos elementos. Ela é definida pela resistência de um determinado fluido em escoar por sua superfície.

Quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que esse fluido se movimenta.

O que determina a viscosidade é o atrito interno do líquido, proveniente das forças de atração entre as moléculas que estão próximas. Essas forças intermoleculares estão muito relacionadas com a temperatura do ambiente.

O que é fluidez?

A viscosidade é um fator muito importante na eficiência do processo de colagem de adesivos. Na indústria, essa propriedade também é conhecida por fluidez, e atende à seguinte relação:

Um adesivo muito líquido colocado em uma superfície porosa é certeza de má colagem, ou 

Um adesivo muito grosso colocado em uma superfície lisa vai prejudicar a aplicabilidade e a uniformidade do produto. 

Como vimos, a viscosidade varia conforme a superfície em que o produto será aplicado – mas também conforme o líquido utilizado na aplicação.

Para que isso fique mais claro, vale o exemplo hipotético: suponha que você precise aplicar três produtos por meio de uma seringa: 100ml de soro, 100g de mel e 100g de creme dental.

A grande diferença entre as três situações é a força necessária para completar a aplicação. Muito provavelmente, a pasta de dente sairá da seringa com muito mais dificuldade que o soro. 

Se você substituir a seringa por outro objeto, mais ou menos poroso, também haverá interferência na viscosidade.

Isso vale para a aplicação de adesivos.

Qual a relação entre a viscosidade e a eficiência da colagem

Durante o processo de colagem, é comum observar mudanças na viscosidade do produto. Isto pode ocasionar em descolamento das superfícies ou falta de uniformidade na distribuição da cola.

Fatalmente, isso contribuirá para as indesejadas perdas na produção da embalagem ou no armazenamento final.

E quais são os fatores que influenciam na mudança da viscosidade?

Essa propriedade pode mudar caso o produto seja de um lote diferente, por exemplo, ou em decorrência de falhas na temperatura de aplicação. 

Temperatura e viscosidade

De volta à nossa explicação inicial: o que determina a viscosidade é a força de interação entre as moléculas, que estabelece o seu atrito.

A grande questão é que a temperatura interfere nessas forças. A tendência é a de que as forças intermoleculares percam força com o aumento da temperatura. 

Em outras palavras, quanto maior a temperatura, menor a viscosidade – o que faz desse parâmetro um importante elemento de calibragem da aplicação.

É por isso que uma rotina de procedimentos, normas técnicas e controle de qualidade é indispensável para garantir uniformidade no processo de produção e colagem, evitando surpresas em toda a linha de produção.

Adesivos Artecola observam a viscosidade

Os produtos Artecola primam pela padronização de seus produtos, processos e serviços. A observância da viscosidade é uma das prioridades em sua linha de adesivos. Além dessa característica muito relevante, há outros fatores que impactam na qualidade do adesivo:

Tipos de equipamento 

Substratos e serem colados 

Temperatura de aplicação 

Temperatura do ambiente 

Finalidade após a aplicação (resistência térmica, umidade, transporte, mercado, etc…) 

Fique ligado no blog da Artecola e cola na gente!

Assine nossa News para receber as atualizações



    Eu concordo em receber comunicações e estou de acordo com a Política de Privacidade.

    Categorias: Adesivos

    0 comentário

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *