Internacionalização de empresas: o que é e qual a importância

Publicado por Artecola em

empresários dando as mãos em sinal de concordância com internacionalização de empresas

A internacionalização de empresas consiste em expandir a atuação do empreendimento para o mercado externo.

Esse processo pode ser feito de diferentes maneiras, desde a importação e exportação até a abertura de uma filial com produção de produtos e serviços em outros países.

Com a expansão do negócio para outros países a competitividade e autoridade aumenta, trazendo benefícios e reconhecimento para a empresa.

Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a internacionalização de empresas e a importância desse processo. Siga a leitura e confira!

O que é a internacionalização de empresas?

A internacionalização de empresas é um processo que consiste na atuação do mesmo negócio em outros países, além daquele de origem.

As operações no exterior garantem mais autoridade, reconhecimento e visibilidade para as empresas, que passam a expandir seu negócio de forma exponencial.

O processo de internacionalização de empresas consiste em analisar e, se necessário, modificar processos internos para tornar as organizações capazes de atuar de maneira competitiva e eficiente nos mercados externos.

De forma geral, a internacionalização ocorre quando existe demanda a ser explorada. Ou seja, existe nicho para a ampliação dos serviços da empresa e existe um novo público em potencial para se tornar cliente.

Apesar de ser uma prática vantajosa, a exportação de produtos e serviços para o mercado estrangeiro também é um grande desafio, especialmente para as pequenas e médias empresas. 

Isso porque atuar em outro país significa submeter-se a um novo conjunto de leis, um cenário político diferente, adequar-se a uma nova cultura e conquistar um novo público.

Por isso, é preciso que seja uma atitude bem pensada e planejada e que a empresa coloque em ação uma série de estratégias eficientes, de preferência que já tenham sido utilizadas por grandes organizações.

Conheça os benefícios da internacionalização de empresas

De maneira geral, a internacionalização de empresas é um processo bastante benéfico, tanto pela possibilidade de expansão do negócio quanto no que diz respeito à oportunidade de reduzir a dependência ao mercado interno, aumentar a produtividade e a inovação e diversificar produtos e serviços, gerando assim mais lucro.

A seguir, vamos apresentar algumas vantagens da internacionalização de empresas.

Melhora no posicionamento da marca

Com a internacionalização, a empresa passa a ser reconhecida e a ganhar visibilidade em outros países, conquistando um público novo.

Com isso, a marca passa a ter mais autoridade e destaque, sendo vista de maneira positiva e relevante tanto pelo mercado – interno e externo –  quanto pelo público-alvo.

Internacionalizar uma organização também eleva o nível de qualidade e reputação da empresa, que passa a se modernizar e desenvolver aspectos tecnológicos que serão importantes para chegar em outros países.

Isso faz a diferença no resultado dos negócios e consequentemente no lucro da empresa.

Possibilidade de crescimento da empresa e aumento nas vendas

Ao expandir a atuação para o exterior, a empresa ganha mais uma oportunidade de crescimento e expansão, além de permitir a exploração de mercados consumidores ainda pouco aproveitados.

Com isso, a procura aumenta e chega um novo público, fazendo com que a base de clientes seja ampliada e com isso é possível gerar mais receitas.

Além disso, com a internacionalização, é possível prever sazonalidades e suprir a baixa demanda de um país com o aumento no volume de vendas em outro.

Redução dos custos de produção

A produção em grande escala para ganhar mercados internacionais possibilita a redução do custo desta produção. 

Além disso, quem exporta pode se beneficiar com a redução da carga tributária oferecida pelos países que vão receber a mercadoria. 

Vale lembrar, porém, que essa regra varia de acordo com o segmento da empresa e com os países de destino.

Uniformização dos processos

A internacionalização de empresas é um processo que necessita muita organização, comprometimento e responsabilidade das organizações.

Independente do país em que será vendido o produto ou prestado o serviço, ele levará o nome da marca e por isso precisa de uma qualidade e padrão nos processos.

Ou seja, internacionalizar uma empresa requer uma uniformização dos processos, fazendo com que a empresa garanta a eficiência produtiva, trabalhe de acordo com as exigências internacionais e deixe seu produto/serviço mais competitivo e reconhecido.

Como foi possível compreender pela leitura do texto, a internacionalização é um processo muito importante para as empresas, mas que requer muito planejamento, estudo e cuidado.

É preciso também entender a cultura do local e do público onde a empresa estará inserida, para que a estratégia funcione e traga um diferencial para quem vai usufruir do produto ou serviço.

Artecola é referência na internacionalização de empresas

A Artecola está no Top 10 das empresas mais internacionalizadas do Brasil

A empresa recebeu o segundo lugar na pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização de Empresas Brasileiras, edição 2020-2021.

O índice da Artecola atingiu 65% – três vezes maior que a média entre todas as 53 participantes – em um cálculo que considera receita, ativos e número de funcionários no exterior.

“Colocamos a internacionalização no centro de nossa estratégia em 1997, e desde então fizemos movimentos estratégicos contínuos para alcançá-la. Hoje podemos dizer que avançamos ainda mais nesse conceito, assumindo uma identidade multilatina de uma empresa que promove uma grande integração e transformação cultural, características que nos posicionaram como uma das mais internacionalizadas da América Latina”, destaca o presidente executivo, Eduardo Kunst.

A Artecola opera com nove plantas produtivas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. 

Cerca de 2/3 dos 750 empregos diretos e mais de 60% da receita da empresa são provenientes das operações no exterior

Em 2020, foram intensificadas ações de integração que culminaram com o projeto de lançamento de uma linha de produtos globais

A Artecola atua com adesivos, selantes e laminados termoplásticos, desenvolvendo produtos que vão para uma ampla segmentação de indústrias, desde produção de automóveis e de calçados, passando por construção civil, embalagens e móveis e até para o agronegócio.

Se você gostou deste conteúdo sobre internacionalização de empresas, aproveite para ler mais assuntos relacionados em nosso blog

Para mais informações sobre nosso trabalho e nossos produtos, entre em contato

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *