Evolução da Couraça e Contraforte na Artecola

Publicado por Artecola em

No último texto, falamos sobre a história do sapato e sobre a importância da couraça e do contraforte através dos olhos de quem trabalha no setor. Hoje, nós daremos mais detalhes sobre a evolução da couraça e contraforte na Artecola. Conheça todos os produtos desenvolvidos para o mercado calçadista ao longo dos nossos 75 anos fornecendo os melhores produtos para o mercado de sapatos.

Para entender mais sobre a história da couraça e contraforte, confira o texto anterior aqui no blog: https://artecolaquimica.com/blog/evolucao-do-sapato-couraca-e-contraforte/

Como foi a evolução da couraça e contraforte na Artecola?

Couraça e contraforte são duas partes do sapato que estruturam tanto o bico quanto o calcanhar, respectivamente. A Artecola tem suas origens em 1948 já trabalhando diretamente com o mercado de sapatos. Em 1960, o manuseio de couro recuperado de couro teve início após a reformulação da empresa em 1954. Em uma década se estabelecendo e ampliando o negócio para preparar para as exportações que iniciariam em 1970, a Artecola se solidificou junto ao mercado dos sapatos.

Em 1970, passamos a usar o impregnado químico como grande inovação. O sucesso durou durante mais uma década, até que mais inovações foram apresentadas. Foi em 1980 que lançamos a inovação pioneira Laminado Artecola Rhenoflex 3100 e o Impregnado térmico. O que rendeu mais uma década de estabelecimento.

Em 1990 estreia o RHENOPRINT, contraforte sob medida sem geração de resíduos o qual já utilizava o conceito de matérias primas de economia circular. Com todas essas inovações, foram mais 15 anos fornecendo o melhor ao mercado dos sapatos regional, nacional e internacional. No início dos anos 2000, a Artecola expandiu as operações para filiais no México e Chile. Houve também a aquisição da tecnologia exclusiva ECOFIBRA e então em 2005, lançamos a linha ECOFIBRA®5000 onde reduzimos o uso  de material de fonte petroquímica por fonte renovável e intensificamos o conceito de logística reversa com nossos produtos e clientes.

A década de 2000 marcou a expansão da internet e com ela, a facilidade de se obter e transmitir informações foi ampliado além das fronteiras. Com mais tecnologia em mãos, foi nesse momento que as inovações passaram a entrar em ebulição, dando passos rápidos, mas ainda assim precisos e qualificados. Já em 2007 entra em cena a ECOFIBRA®CF 1203, uma linha de contraforte com substituição parcial das matérias primas de fonte petroquímica por fonte renovável (biobased), com aplicação em calçados esportivos, masculinos e femininos. Uma inovação desenvolvida para promover um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Em 2008 é lançado o ECON®, composto de fibras naturais para injeção de contrafortes entregando alta performance, eficiência e economia ao mercado calçadista. Eliminando o uso de prymers e adesivos base solvente. Em 2009 o ECOFIBRA®S 100% Biodegradável e com um teor de biobased superior a 80% é lançando! Foram três anos de melhorias constantes, o que vem sendo o norte da Artecola há bastante tempo.

Apesar da Artecola expandir o catálogo para os mais diversos nichos, nunca deixamos de lado o foco no mercado calçadista. Em 2015 inovamos entre os contrafortes com a linha ARTEDUR® 3500, sendo a evolução da linha Artecola Rhenoflex 3100 com diferencial de ser 100% reciclável visando calçados esportivos, masculinos e femininos.

Apesar da cartela já ampla de produtos voltados para o mercado calçadista, a Artecola não parou de inovar. Em 2019 é lançado o ARTEPALM® ECO o desenvolvimento de uma inovadora palmilha de montagem 100% reciclada e produzida com mais de 90% de resíduos e as sobras totalmente reaproveitadas na produção de novas palmilhas. Em 2022, através do ARTEDUR® ECO nossa empresa liderou uma importante mudança tecnológica, iniciando a migração do uso de contrafortes de papelão – não reciclado e de baixa tecnologia – para contrafortes sustentáveis no segmento de segurança. E por último colocamos no mercado o ARTEFORRO® ECO 2040, uma cocriação com a empresa multinacional Tetrapak para estruturação de bolsas com recuperação de embalagem longa-vida.

Por que a Artecola criou tantos produtos para o mercado calçadista?

Os sapatos e seus materiais precisam acompanhar a evolução do uso das pessoas. Além do mais, a criação de uma coleção é orientada pela moda e tendência mundial, grandes centros de moda são parâmetros para o desenvolvimento da coleção referente a cada estação. A Artecola sente a necessidade de acompanhar essa mudança constante, se adaptando a cada novo molde, seja por necessidade ou por estética.

Essas mudanças e evoluções são fomentadas pelas empresas que nos cercam, mas também em parceria com elas como Compósito termoplástico e Couraça Power Coating.

O que é o Compósito termoplástico?

Compósito termoplástico totalmente reciclável, que contém em sua composição fibras de origem natural (biobased). Utilizado para injeção de contraforte, para calçados esportivos e/ou de alta performance.

O que é o Couraça Power Coating?

Couraça em tecnologia Powder Coating é um processo de fabricação que consegue utilizar tanto matérias-primas recicladas (economia circular) entre outras quanto manter as melhores propriedades dos polímeros envolvidos. Indicada para calçados feminino, masculino, infantil e esportivo. Tecnologia que possibilita transformar resíduos que levariam centenas de anos para se decompor em material de reforço e estruturação, como solados de borracha vulcanizadas, de PU injetados e outros. 

Todos esses produtos foram criados mantendo um triângulo de dificuldades igualmente importantes:

      • TEMPERATURA

      • PRESSÃO

      • TEMPO

    Essa tríade de dificuldades circundam toda a produção de couraça e contraforte, pois estão presentes em ambos. Caso não sejam observadas na hora do desenvolvimento, o sapato acaba por não ter a qualidade esperada. Para adquirir o desempenho ideal, são implementados dezenas de testes de aplicação, performance e tudo mais que é necessário para garantir que o produto seja entregue ao mercado com a mais alta qualidade.
    Fazia ideia da nossa participação no mercado de sapatos? A evolução da couraça e contraforte na Artecola é uma constante que não vai parar, que vai continuar sempre em evolução. Quer obter o melhor do mercado para os seus produtos? Fale conosco no link: https://www.artecolaquimica.com.br/contato ou deixe um comentário.


    0 comentário

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *