Cuidados com Colagem no Inverno

Publicado por Artecola em

Quais os cuidados com Colagem no Inverno?

Em 2022, os brasileiros tem sido acometidos por ondas de frio mesmo antes do início oficial do inverno. Em alguns lugares as temperaturas alcançaram números tão baixos que a sensação térmica foi negativa. Mas será que o frio é um fator que pode implicar na aplicação e performance do hotmelt? A resposta para essa pergunta assim como os principais cuidados com colagem no inverno, você vai aprender hoje.

  1. Manter o coleiro limpo

Um dos cuidados mais básicos para manter a qualidade da colagem é o cuidado com os materiais envolvidos no trabalho. Manter o coleiro limpo é uma manutenção trabalhosa, mas relativamente simples de ser executado. Primeiro é necessário remover toda a cola do compartimento, para isso você deverá utilizar luvas para evitar acidentes, como derramar coloca na pele. Você pode utilizar uma espátula para remover o máximo possível da cola e lembre-se, não é necessário jogá-la fora, você pode armazená-la momentaneamente, enquanto realiza a limpeza. Com um produto da sua escolha, seguindo as instruções indicadas pelo fabricante, você irá limpar o recipiente onde a cola estava para depois colocá-la novamente e retomar o trabalho. É importante realizar essa manutenção com certa periodicidade, pois quando o coleiro está sujo, isso dificulta a eficiência da máquina. Uma grande quantidade de resíduos, irá funcionar como uma barreira que impedirá a cola de ser aquecida até a temperatura ideal e isso resultará numa performance ruim do adesivo. Esse é um cuidado necessário para o ano todo, porém é importante observar a limpeza do coleiro especialmente no inverno, pois as baixas temperaturas na hora da colagem implicam diretamente na durabilidade da cola.

  • Aumentar a Temperatura de Aquecimento

Uma das melhores dicas para manter a qualidade da colagem no inverno é o ajuste de temperatura da máquina. Isso é algo que a maioria dos profissionais aprende com o tempo de prática e por isso achamos necessário compartilhar a informação. O hotmelt é um adesivo muito versátil, capaz de se adequar a muitas superfícies e resistir intempéries mantendo suas propriedades intactas. Porém a baixa temperatura do inverno pode interferir na durabilidade do hotmelt. Isso ocorre porque assim que o produto sai da máquina ele começa o processo de resfriamento, que é ainda mais rápido no inverno. Para garantir que o hotmelt esteja na temperatura ideal na hora da aplicação, recomendamos que você calibre a máquina para 170º/175º. Com esse pequeno ajuste, o hotmelt poderá ser aplicado e preservar suas características de performance e durabilidade.

  • Ambientação da Fita de Borda

Nossa última dica prática para os principais cuidados com colagem no inverno é acerca da fita de borda. Pequenas adequações que podem ser realizadas com facilidade e irão melhorar ainda mais a qualidade da aplicação da fita de borda. Quando falamos sobre ambientação, nos referimos ao local onde você guarda e trabalha com fitas de borda. Mantê-la a salvo de frio e umidade no cotidiano irá ajudar que a qualidade da cola permaneça mesmo nos piores dias do inverno. Uma boa maneira de fazê-lo é preservá-la em uma estufa que impeça choques térmicos devido às variações de temperatura. Sempre que for manuseá-la, lembre-se de localizar a máquina longe de correntes de ar, pelo mesmo motivo citado anteriormente.

Essas são os principais cuidados com colagem que a equipe da Artecola recomenda, lembre-se de sempre manter o coleiro limpo, como já falamos anteriormente em outra postagem. Você tem alguma outra dica? Se sim, compartilhe conosco nos comentários.

Já nos segue no facebook? https://www.facebook.com/artecolaquimica/

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *