Como escolher o adesivo ideal para colagem de cartuchos

Publicado por Artecola em

A Artecola está constantemente pesquisando, criando e atualizando sua linha de produtos e com a quantidade de adesivos que fornecemos hoje, é possível que as pessoas não tenham tanta certeza de qual seria o melhor. A equipe da Artecola está sempre pronta para ajudar a escolher o produto perfeito para o seu produto, mas também gostamos de trazer explicações mais detalhadas para você entender o porquê dessa escolha. No texto de hoje, vamos seguir com as dicas e explicações sobre escolhas de adesivo e dessa vez falaremos sobre como escolher o adesivo ideal para colagem em cartuchos.

Para colagem de cartuchos pode ser utilizada as tecnologias de adesivos aquosos e também hotmelts. Tanto os adesivos aquosos quanto os hotmelts são conhecidos por sua versatilidade e facilidade de aplicação, como já mencionado em outro texto aqui no blog: http://artecolaquimica.com/blog/adesivo-hot-melt-saiba-o-que-e-e-conheca-as-vantagens/

 Um dos motivos para os adesivos aquosos terem ganho cada vez mais espaço, é por ser uma tecnologia considerada mais econômica. Como os adesivos aquosos não necessitam de calor na hora da aplicação, isso dispensa maquinários mais complexos e outros processos. A aplicação normalmente é feita por rolos transportadores ou discos, não necessitando de resistências para aquecimento do produto.

Mesmo assim, é muito importante saber qual o tipo de substrato a ser colado. Detalhes que você precisa ter certeza sobre o seu produto antes de escolher o adesivo:

  • Tratamento
  • Acabamentos
  • Vernizes
  • Plastificação

Estes são apenas exemplos, toda e qualquer alteração na superfície do produto antes da aplicação do adesivo, impacta diretamente na longevidade da identificação do mesmo. Para que o adesivo seja compatível com o material, é importante observar todos os detalhes de finalização. Cada adesivo tem sua especificação e garantias, contanto que todas as especificações do mesmo sejam observadas.

Uma peculiaridade que precisa ser observada dentre os adesivos aquosos é que possuem uma secagem mais lenta se comparado ao hotmelt que tem a cristalização em poucos segundos. Justamente por isso, algumas empresas acabam preferindo o hotmelt, pois ao levar em conta as variações climáticas do ambiente e o tempo esperado de produção, os adesivos aquosos se tornam inviáveis.

Portanto, o que você precisa verificar para saber como escolher o adesivo ideal para colagem em cartuchos:

  • Compatibilidade do adesivo com os substratos
  • Processos
  • Tempo de produção
  • O que a embalagem irá enfrentar (temperatura, variações climáticas, por exemplo)

Lembre-se também de levar em conta os equipamentos disponíveis para aplicação do adesivo. Já que para o hotmelt, é necessário um recipiente para derretimento do adesivo e, posteriormente a aplicação. Já os adesivos aquosos podem ser aplicados por equipamentos (normalmente encartuchadeiras) ou até mesmo de forma manual.

 Entendeu como escolher o adesivo ideal para colagem em cartuchos? Se ainda tiver dúvidas, você pode entrar em contato conosco em: https://www.artecolaquimica.com.br/contato

Categorias: Adesivos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *