Artecola na vanguarda da inovação e sustentabilidade

Publicado por Artecola em

A Artecola tem o orgulho de comunicar que concorreu ao Prêmio Primus 2023 na categoria sustentabilidade com o case “Nobreza Sustentável ao Resíduo” e foi vencedora!  Através dos encontros e conversas com clientes, pesquisas em busca de melhorias, foco na catalisação da mudança e transformação, foi possível conquistar esse reconhecimento. Por isso, nos post de hoje, você vai saber tudo sobre o porquê concorremos a este prêmio que coloca a Artecola na vanguarda da inovação e sustentabilidade.

O que significa “Nobreza Sustentável ao Resíduo”?

O case escolhido para concorrer ao Prêmio Primus consiste em uma Tecnologia exclusiva Artecola, que transforma sobras que levariam até 600 anos para se decompor em material de reforço e estruturação (couraças).

Essa iniciativa começou através da estratégia focada em um desenvolvimento sustentável. A busca para desenvolver e implementar inovações em co-criação junto aos clientes, nos permite liderar mudanças tecnológicas direcionadas para soluções sustentáveis.

Atualmente a cartela de produtos da Artecola conta com produtos diversos que atendem as necessidades dos mais variados mercados como moveleiro, automotivo, papel, embalagens, calçadista e outros. Cada um deles com sua particularidade o que reforça a importância de entender o que cada cliente precisa e busca, para aliar isso ao desenvolvimento de novos produtos sustentáveis e com performance adequada.

O case em questão foi desenvolvido em parceria com dois fabricantes do setor calçadista, sendo que um dele buscou a Artecola com dois problemas:

  • As couraças, material de reforço, aplicadas em linhas fabricadas pela Parceira 1 apresentavam substâncias restritivas em nível superior ao aceito pela Parceria 2
  • A aplicação da borracha vulcanizada gerava uma grande quantidade de resíduos

Além de o produto estar fora do aceitável, a borracha vulcanizada aplicada, apesar de ser de origem vegetal, após o processamento, se torna muito difícil de reciclar. A borracha vulcanizada pode levar até 600 anos para se decompor, o que pode causar muitos danos ao meio ambiente.

Como a Artecola já possui conhecimento único na América Latina no trabalho de fibras vegetais para o meio calçadista e automotivo, utilizamos nosso histórico em busca de uma solução para ambos os problemas.

A Artecola propôs o desenvolvimento de uma couraça com as mesmas características técnicas da usada, porém com uma composição mais sustentável. A solução fez mais do que atender nossas expectativas, mas ficou acima do esperado, porque o problema foi resolvido agregando uma segunda solução: o desenvolvimento de uma couraça reciclada e reciclável, de acordo com os limites de substâncias restritivas estabelecidos pela Parceira 2.

A nova couraça criada pela Artecola atende todos os atributos técnicos que a já utilizada, indo de encontro ao que vêm se discutindo acerca da reciclagem no meio acadêmico, que é dar uma ressignificação e dignificar os resíduos gerados pelas empresas.

Dentre os mais de 800 mil pares produzido no ano de 2022 com esse material, foi possível dar um novo destino a mais de 2,2 toneladas de borracha vulcanizada que acabaria em aterros. Além de tudo, a borracha oriunda desse projeto tinha a taxa de reciclagem girando em torno de 6,6 toneladas que são previstas para aumentar em 2023. Tudo isso nos permitiu co-criar com o cliente além de proporcionar uma mudança positiva para o planeta e abrir portas para novas parcerias.

Quando falamos sobre a Artecola na vanguarda da inovação e sustentabilidade, falamos desse nosso propósito: catalisar mudanças de forma estratégica e sistêmica, para proporcionar um legado positivo não somente para o mercado, mas para o mundo.

Quer conhecer mais sobre nossos produtos sustentáveis para o mercado calçadista? Confira o link a seguir:

http://artecolaquimica.com/blog/adesivos-para-calcados-e-meio-ambiente/

Quer saber como adquirir este material para a sua empresa? Entre em contato conosco pelo link: https://www.artecolaquimica.com.br/contato

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *