Tudo que você precisa saber sobre Selantes

Publicado por Artecola em

Os selantes são protagonistas discretos, mas vitais na construção e manutenção, desempenhando um papel crucial ao oferecerem proteção contra intempéries, vedação de juntas e preservação estrutural. Quer descobrir tudo que você precisa saber sobre selantes? A Artecola vai te contar.

O que são selantes e para que servem?

Selantes são utilizados para preencher, vedar e selar espaços, juntas ou superfícies, proporcionando vedação contra a entrada de água, ar, poeira e outros elementos indesejados. Eles desempenham um papel crucial em diferentes aplicações e setores devido às suas propriedades de vedação e aderência. Dentre os mais conhecidos e buscados estão os selantes acrílicos, devido ao seu rendimento, flexibilidade para aderência em diversas superfícies.

Quais as principais funções dos selantes?

Impermeabilização: Os selantes são eficazes em impedir a entrada de água em juntas e rachaduras, sendo frequentemente usados em áreas sujeitas a umidade, como banheiros, cozinhas e áreas externas.

Vedação: Eles são aplicados para selar juntas e espaços entre diferentes materiais, impedindo vazamentos de ar ou líquidos. Isso contribui para a eficiência energética, já que ajuda a manter ambientes internos climatizados.

Proteção contra intempéries: Selantes aplicados em áreas externas ajudam a proteger contra os efeitos adversos do clima, como chuva, vento e radiação ultravioleta, prolongando a vida útil dos materiais.

Evitar infiltrações: Selantes são frequentemente usados para selar rachaduras em paredes, tetos e pisos, prevenindo infiltrações que podem causar danos estruturais e mofos. Selantes de isolamento para piso são os mais comuns nesse sentido.

Adesão e União de Materiais: Além de vedar, muitos selantes têm propriedades adesivas, sendo úteis para unir materiais diferentes, como madeira, metal, plástico, vidro, entre outros.

Flexibilidade: Muitos selantes são projetados para permanecer flexíveis mesmo após a secagem o que os torna ideais para aplicações onde há movimentação ou expansão dos materiais.

Estética: Selantes coloridos são frequentemente utilizados para proporcionar acabamento estético, preenchendo juntas de maneira uniforme e complementando a aparência geral.

Redução de ruídos: Em algumas aplicações, os selantes também podem ajudar a reduzir a transmissão de sons entre diferentes áreas.

A Artecola indica algum selante?

Sim, os selantes coloridos da linha Afix. Eles se tratam de Selantes Acrílicos à Base Água é um produto flexível e monocomponente, ideal para uso tanto em ambientes internos quanto externos. Sua aplicação é descomplicada, garantindo excelente aderência em uma variedade de materiais, e ainda possibilita o lixamento e pintura. Após a secagem, forma um filme resistente à água e às ações do tempo, mantendo sua flexibilidade a longo prazo.

A Afix disponibiliza este selante em seis cores distintas: Branco, Preto, Cinza, Madeira, Amêndoa e Café. A linha afix é recomendada para diversos materiais, tais como:

  • Madeira
  • PVC
  • Alumínio
  • Gesso
  • MDF
  • MDP
  • Alvenaria
  • Concreto
  • Tijolos

A linha Afix da Artecola é recomendada especialmente para selar rachaduras e trincas durante reparos em paredes, bem como para vedação em áreas onde não há acúmulo de água. Além disso, é indicado para acabamentos gerais em móveis e madeira.

Como funciona a aplicação do Selante da linha Afix?

A aplicação é realizada com uma pistola aplicadora. Antes da aplicação, certifique-se de garantir que a superfície esteja limpa, seca e livre de poeira.

Como o selante da linha Afix é à base de água, ele não possui cheiro e é fácil de limpar após o uso.

Agora que explicamos tudo que você precisa saber sobre selantes e ainda apresentamos uma solução da Artecola, conte para nós o que achou? Já conhecia os selantes da linha Afix? Para saber mais sobre os selantes ou conhecer nossos outros produtos, acesse no site e confira mais sobre a Artecola: https://www.artecolaquimica.com.br/contato

Para conhecer mais produtos sustentáveis da Artecola, basta clicar no link a seguir:

http://artecolaquimica.com/blog/adesivos-sustentaveis-bons-para-sua-empresa-e-para-o-planeta/


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *