Qual é a melhor cola para fechamento de caixa de frutas?
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia. Em seu vasto território fértil existe a produção de diversas frutas, em diferentes regiões. As frutas mais produzidas são Laranja, Banana e Abacaxi. E as frutas mais exportadas do Brasil para outros países são uva, manga, mamão, melão e maçã.
Nem todas as frutas passam pelo processo embalagem em caixas de papelão. Algumas são acondicionadas em caixas plásticas e sacos de ráfia. Para as que são transportadas em caixas de papelão, é necessário um estudo para definir qual a cola ideal a ser aplicada na caixa de papelão onde a fruta será transportada até o seu destino.
Como definir qual é a cola ideal para cada região?
Aqui no blog já apresentamos os 5 passos para escolher o adesivo ideal. E para as regiões de frutas não é diferente. Cada região possui particularidades, como tipo de fruta produzido, temperatura local – mudanças climáticas a cada estação, e esses fatores precisam ser analisados.
Como apresentamos, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a produção nacional de frutas está divida em grandes polos produtores de frutas, e os que se destacam pelo uso de caixas de papelão para transporte são:
Petrolina – PE
Mossoró – RN
Juazeiro – BA
Linhares – ES
Fraiburgo e São Joaquim – SC
Vacaria – RS
Cada um desses polos produz frutas de acordo com as estações principais de sua região, onde o clima colabora com fruticultura local. E para que essas frutas sejam transportadas de maneira segura, esses produtores alocam em caixas de papelão, que são coladas com adesivos hot melt, empilhadas e enviadas aos seu destino.
O transporte nacional contempla um nível de menor tempo, e o transporte internacional contempla um deslocamento mais longo, e sujeito a variação de temperaturas conforme o país de destino. Para cada uma das situações, é definida uma caixa de transporte, sendo que para o transporte internacional as caixas possuem maior resistência e acabamento, para suportar o empilhamento durante o tempo de viagem.
Como funciona o fechamento dessas caixas?
Em grande parte da produção, essas caixas possam por um sistema de fechamento automatizado, onde no início do processo recebem pingos de cola para sua montagem, e seguem pelas esteiras do sistema automatizado para receber as frutas em seu interior. Ao final da esteira são empilhadas, paletizadas e transportadas. Esse processo é muito rápido, e exige que o adesivo atenda a velocidade de cada máquina.
Além de atender a velocidade de cada máquina, a cola deve atender as condições climáticas de cada região, desde as altas temperaturas do nordeste, até as baixas temperaturas da região sul. Saiba aqui sobre a relação da temperatura com o adesivo.
Outro fator importante é o peso das frutas, além da resistência do papelão, o adesivo também deve ter em sua fórmula um nível de resistência ao peso para que as caixas não descolem quando estiverem com as frutas dentro.
Sabendo que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, baseada na análise de regiões, frutas, maquinários e tipos de caixas disponíveis no mercado, a Artecola desenvolveu para seu portfólio de Adesivos, colas que atendem a todas as necessidades, conforme o projeto de cada cliente. Temos em nosso catálogo Adesivos Hot melt que atendem a cada região do País, e suas particularidades, comtemplando todas os tipos de fechamento de caixas para frutas.
Ficou interessado em conhecer nosso portfólio de adesivos hot melt para fechamento de caixas de frutas? Clique aqui e contate conosco.
Redação: Gabriela Oliveira
0 comentário