Melhorias que reduzem as emissões de carbono

Publicado por Artecola em

Quem tem compromisso com a Sustentabilidade considera cada detalhe na hora de decidir práticas empresariais. É um processo de Melhoria Contínua que tem na Artecola Chile um exemplo recente.

A Artecola Chile deu mais um passo em sua estratégia de sustentabilidade ao antecipar a substituição das empilhadeiras a gás por modelos elétricos. A decisão, tomada após testes internos bem-sucedidos, está alinhada ao compromisso da empresa com a redução contínua das emissões de carbono.

A sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial competitivo e passou a ser parte essencial da estratégia das empresas comprometidas com o futuro. Na Artecola Chile, esse compromisso se traduz em ações concretas — como a recente decisão de substituir empilhadeiras movidas a gás por modelos 100% elétricos, com tecnologia de ponta e impacto ambiental significativamente reduzido.

Até o final de 2024, a unidade utilizava empilhadeiras a gás, que já apresentavam menor emissão de poluentes em relação a motores a combustão tradicional. No entanto, dentro do pilar de melhoria contínua que orienta as decisões do grupo Artecola, a empresa optou por testar o desempenho de empilhadeiras elétricas na operação logística interna. O resultado superou as expectativas.

A experiência bem-sucedida levou a unidade chilena a antecipar a transição para os modelos elétricos já no início de 2025. Os novos equipamentos, alimentados por baterias de lítio, representam um salto em termos de eficiência, economia e, principalmente, sustentabilidade. A mudança garante emissão zero de poluentes, fator determinante para a redução da pegada de carbono — uma das principais metas ambientais da empresa.

Além dos ganhos ambientais, a adoção das empilhadeiras elétricas trouxe outros benefícios: o ambiente de trabalho se tornou mais silencioso e limpo, promovendo maior conforto e bem-estar para os colaboradores. A operação também se tornou mais eficiente, graças à recarga rápida das baterias e à redução significativa na necessidade de manutenção, já que os novos modelos dispensam o uso de combustíveis fósseis.

Para garantir a transição segura e eficaz, a empresa criou uma área exclusiva para recarga elétrica e promoveu treinamentos técnicos com o fornecedor, capacitando a equipe operacional para o uso correto dos novos equipamentos. A iniciativa reforça a integração de práticas sustentáveis à rotina industrial, contribuindo para metas ambientais de longo prazo.

Essa mudança vai além da simples substituição de máquinas: é uma demonstração prática de que o engajamento com a sustentabilidade requer decisões estratégicas e investimentos consistentes. A Artecola Chile reforça, assim, sua posição como referência em responsabilidade ambiental e inovação no setor.

A ARTECOLA – Empresa Carbono Neutro e reconhecida com o Selo Diamante, a mais alta categoria do programa Origem Sustentável (Abicalçados e Assintecal), a Artecola soma 77 anos de atuação. Conta com três áreas de negócios – Indústria, Varejo e Extrusão – e unidades industriais no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveispara uso industrial, profissional ou doméstico e está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 700 empregos diretos.

Saiba mais sobre todas as ações que a Artecola tem realizado em nosso relatório de sustentabilidade.

Texto de Adriane Costa


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *