Hotmelt ou Adesivos Sintéticos com Solventes?

Publicado por Artecola em

Desde a criação do hotmelt, ele tem dominado o mercado em muitas esferas, mas ainda enfrenta certo receio por parte de algumas empresas. Por motivos de cultura empresarial ou até mesmo a ideia errônea de que o hotmelt não é tão eficaz quanto os adesivos com solventes, muitos empresários são reticentes quanto a ideia de empregá-lo na produção. Justamente por isso, a Artecola decidiu explicar em detalhes as diferenças, vantagens e perigos. Afinal de contas, o que é melhor hotmelt ou adesivos sintéticos com solventes?

O hotmelt é um adesivo termofundível (necessita aquecimento para seu uso), que oferece diversas vantagens aos mais variados tipos de produtos.

A Artecola já abordou alguns tópicos em um texto anterior que você pode conferir aqui no blog: http://artecolaquimica.com/blog/6-vantagens-do-hot-melt/

Hoje entraremos ainda mais afundo no assunto, começando pelos benefícios do hotmelt.

Como o Hotmelt auxilia na produção da empresa?

  • Menos Riscos de Acidentes Químicos:

Adesivos convencionais base solvente muitas vezes contêm solventes tóxicos e voláteis, que apresentam riscos à saúde dos trabalhadores e aumentam a possibilidade de acidentes químicos. O hotmelt, por ser isento de solventes, reduz consideravelmente esses riscos, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro.

  • Eliminação de Emissões Tóxicas:

Como não há a necessidade de solventes, o processo de aplicação de hotmelt não gera emissões tóxicas para o ambiente. Isso não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para a preservação do meio ambiente, atendendo a padrões de segurança ambiental.

  • Rápida Solidificação e Cura:

O hotmelt cristaliza rapidamente após a aplicação, o que reduz o tempo de exposição a riscos para os operadores. A rápida “cura” também impede que o adesivo escorra ou cause problemas de fixação antes de atingir a consistência desejada.

  • Facilidade de Manuseio e Armazenamento:

Os adesivos hotmelt são convenientes de manusear e armazenar, pois não requerem condições especiais de temperatura e não são inflamáveis. Isso simplifica o processo logístico e diminui os riscos associados ao armazenamento de substâncias perigosas.

  • Mínima Geração de Resíduos:

A aplicação precisa do hotmelt minimiza o desperdício de material, gerando menos resíduos. Isso não apenas contribui para uma produção mais eficiente, mas também reduz os riscos ambientais e de saúde associados à disposição inadequada de resíduos.

Mesmo com todas as vantagens, muitas empresas se mantém em utilizar adesivos com solventes mesmo havendo outra opção. Em função disso, vamos listar a seguir todos os perigos que os adesivos à base de solventes podem oferecer.

Quais os perigos dos adesivos sintéticos à base de solvente?

  1. Exposição a Substâncias Tóxicas:

Adesivos à base de solventes geralmente contêm produtos químicos voláteis e tóxicos. A exposição prolongada a esses solventes pode levar a problemas de saúde, como irritações na pele, olhos e vias respiratórias, além de possíveis danos ao sistema nervoso central.

  1. Riscos de Inalação:

Durante o processo de aplicação, os solventes evaporam e podem ser inalados pelos trabalhadores. A inalação de vapores de solventes pode causar tonturas, dores de cabeça, náuseas e, em casos mais graves, danos aos pulmões e ao sistema nervoso.

  1. Risco de Incêndio e Explosão:

Solventes são inflamáveis e a presença de vapores no ar pode aumentar significativamente o risco de incêndios e explosões. Isso requer medidas de segurança rigorosas, como controle de fontes de ignição, para evitar acidentes graves.

  1. Problemas de Armazenamento e Manuseio:

O armazenamento de adesivos sintéticos à base de solventes exige condições específicas para evitar vazamentos, evaporação e possíveis reações químicas indesejadas. O manuseio inadequado deles pode resultar em derramamentos e exposição desnecessária aos trabalhadores.

  1. Impactos Ambientais Adversos:

A emissão de solventes para o meio ambiente pode causar poluição do ar e da água, contribuindo para problemas ambientais. Tais impactos podem resultar em penalidades legais e danos permanentes à natureza.

  1. Necessidade de Ventilação Adequada:

O uso de adesivos à base de solventes requer sistemas de ventilação eficientes para minimizar a exposição dos trabalhadores aos vapores. A falta de ventilação adequada pode aumentar os riscos à saúde e comprometer a qualidade do ar no ambiente de trabalho.

  1. Custo de Gerenciamento de Resíduos:

A disposição de resíduos provenientes de adesivos à base de solventes pode ser cara e complexa devido às regulamentações ambientais rigorosas.

  1. Alternativas Sustentáveis e Regulamentações:

Com a crescente conscientização ambiental e regulamentações mais rígidas, empresas podem enfrentar desafios para cumprir padrões ambientais e de segurança. Optar por alternativas mais sustentáveis, como adesivos à base de água ou hotmelt, pode ser uma abordagem mais segura e compatível com as regulamentações. A Artecola oferece ambos em seu portfólio de produto

Por melhor que seja a qualidade do produto, sempre será necessário um cuidado maior ao trabalhar com adesivos à base de solvente. Na imensa cartela de produtos da Artecola, oferecemos os dois, mas priorizamos por indicar o hotmelt sempre que for a opção mais adequada. Isso ocorre em função de diversos fatores como a máquina, forma de aplicação do produto, e às necessidades do cliente. Os aspectos nesse âmbito podem variar e o time de Consultoria Técnica da Artecola estará sempre atento para oferecer o ideal para cada cliente.

Hotmelt ou Adesivos Sintéticos com Solventes?

Como vimos acima, a incorporação do hotmelt na produção de uma empresa não apenas aumenta a eficiência e a qualidade dos produtos, mas desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e sustentável. Ao eliminar ou reduzir os riscos associados a substâncias químicas perigosas e processos de produção, o hotmelt contribui para a preservação da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente.

Qual o adesivo que você utiliza em sua empresa? Hotmelt ou Sintéticos à base de solvente? Quer saber se um adesivo hotmelt seria mais indicado para o seu produto? Deixe um comentário ou entre em contato conosco pelo nosso site: https://www.artecolaquimica.com.br/contato


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *