Equipamentos envolvidos na colagem de adesivos
A fabricação de adesivos envolve a utilização de uma série de equipamentos que precisam estar bem calibrados e com a manutenção em dia para garantir a qualidade do produto final.
Neste post, vamos abordar melhor cada um deles e entender quais são as tecnologias envolvidas na aplicação dos adesivos. Também detalharemos a melhor forma de limpar os equipamentos utilizados.
O processo de colagem
Antes de entender quais são os equipamentos que participam da colagem, vamos lembrar como funciona o processo: normalmente, a cola é espalhada em um dos lados ou em ambos os lados. Depois, os materiais são unidos e a colagem é efetivada.
No caso dos produtos à base de água ou solvente, a colagem ocorre após a secagem. Já no caso dos adesivos Hot Melt, a colagem ocorre após seu esfriamento.
A definição dos equipamentos envolvidos no processo de produção de adesivos leva em conta critérios como praticidade, limpeza, velocidade de trabalho, quantidade aplicada, segurança, etc.
Os equipamentos para aplicação incluem desde um simples pincel até sistemas complexos pressurizados a partir do aquecimento.
Bicos
Os bicos servem para fazer a colagem nos locais onde é necessária uma aplicação precisa, como em laterais de cartucho, com possibilidade de direcionamento e maior controle de qualidade.
Os pincéis fazem parte do rol de itens aplicadores, dos quais também fazem parte os bicos.
Cilindros
Já as aplicações por rolo ou cilindro são bastante utilizadas em grandes áreas, normalmente contínuas, como ocorre nos processos de laminação ou acoplamento.
Sprays
Ainda no quesito aplicação, temos o spray ou espiral spray, utilizado no espalhamento do adesivo (maior cobertura de colagem).
Lábios
Já o formato de lábio também é adotado para melhorar o espalhamento, assegurando a uniformidade na aplicação.
Discos
Por fim, a aplicação em disco também é uma boa opção, mais adotada em adesivos à base de água. Esse processo consiste na transferência da cola do reservatório por meio do giro do disco, realocando o produto para o substrato.
Escolha do equipamento
A escolha do equipamento também é determinante para o ajuste da cola. No caso dos adesivos Hot Melt, além do desempenho de colagem, também é necessário alinhar outros critérios, como a quantidade de adesivo e o tempo de cristalização.
Todos esses parâmetros devem estar bem estabelecidos para assegurar uma boa e permanente colagem.
Para os adesivos feitos à base de água, em vez do tempo de cristalização, é importante observar o tempo de secagem.
Fique atento ainda às demais orientações da Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) para garantir uma boa colagem de adesivos Hot Melt:
- O trabalhador deve sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais quais óculos de segurança e luvas para materiais quentes;
- Não adicionar Hot Melt úmido ao reservatório;
- Sempre despressurizar o sistema quando for realizar a manutenção;
- Nunca desabilitar o sistema de segurança, quando já vier instalado no equipamento.
Processo de limpeza
Há também procedimentos indispensáveis de limpeza dos reservatórios, que deve ser feita periodicamente com agente limpante (Arteclean TS 140).
A limpeza consiste na dissolução dos materiais oxidados e impurezas, retirando o material residual pelo dreno. Isso impede que as impurezas cheguem até o material aplicado.
Já as mangueiras e demais módulos devem ser limpos por profissionais habilitados.
A limpeza dos produtos à base de água é feita com água morna. Os resíduos dissolvidos podem ser extraídos com um pano.
O descarte deve ser feito em local apropriado, de acordo com a legislação local.
Ao seguir todas essas orientações, a colagem será bem sucedida e a linha de produção atenderá às regras de segurança de operações, rumo à eficiência e à melhor qualidade dos produtos.
Fique ligado no blog da Artecola e cola na gente!
Assine nossa News para receber as atualizações
0 comentário