Ecofibra® para o setor automotivo

Publicado por Artecola em

A preocupação com o meio ambiente tem se tornado uma exigência em todos os setores no mundo inteiro. O setor automotivo também não fica fora. Com as constantes pesquisas em tornar os carros menos poluentes e mais leves, todas as inovações e de sustentabilidade são bem-vindas. Conheça hoje mais da Ecofibra® para o setor automotivo da Artecola.

O conceito de Sustentabilidade está presenta na estratégia da Artecola há muitos anos. Somos a única empresa na América Latina que oferece ao mercado termoplástico extrusados em forma de chapas com fibras naturais. Sob a marca Ecofibra®, os materiais são 100% recicláveis e as fibras utilizadas são subprodutos de outras indústrias promovendo a economia circular. Além disso, o quesito sustentabilidade sempre foi diferencial desta linha, com reaproveitamento de todo o resíduo gerado, tanto no processo de fabricação como no processo dos clientes (logística reversa), dando a esta tecnologia uma união perfeita entre performance e sustentabilidade.     

Uma das maiores inovações da Artecola são as fibras naturais para chapas termo moldáveis – linha Ecofibra®. Dentre as matérias primas utilizadas estão as fibras de madeira, coco, cana de açúcar, bambu, babaçu, acerola e outras. Sendo assim é possível entregar um produto reforçado com fibras naturais que proporcionam boa rigidez e resistência à temperatura. Através da logística reversa, é realizado o reaproveitamento e reciclagem de 100% das sobras de outras indústrias, mesmo após a utilização do produto. 

Em 2022 o Brasil produziu 2,37 milhões de carros, um crescimento de 5,4% em comparação com o ano anterior. Isso torna o setor automotivo, um importante gerador de empregos no país. Ele emprega direta e indiretamente milhares de pessoas, contribuindo para a economia e o desenvolvimento social. Além de atender à demanda interna, o setor automotivo brasileiro também exporta carros para diversos países. Alguns dos principais destinos de exportação incluem Argentina, México, Chile e Colômbia.

Com todo esse tamanho, o setor automotivo apresenta uma infinidade de necessidades e oportunidades. A Ecofibra® é usado em diversas partes do interior de automóveis, como o revestimento posterior do banco traseiro, medalhões e painéis de portas, revestimento de tetos e porta-pacotes. A Ecofibra® possibilita ganhos tanto para o consumidor: redução no consumo do combustível e de ruídos internos no veículo; quanto para o mercado apresenta ganhos na redução de peso das peças, nos custos, na facilidade na produção de moldes e peças e o produto pode ser customizado conforme o projeto do cliente; e para o meio ambiente por ser 100% reciclável, na redução das emissões de CO2, na utilização de matérias-primas renováveis e no reaproveitamento dos resíduos gerados na produção.

Para atender os segmentos do setor automotivo, a Artecola conta com tecnologias diversas e complementares, além de toda uma estrutura montada para abranger cada necessidade. Com atuação multilatina, a Artecola oferece central de aparas, workshop técnico, central analítica, controle de qualidade assegurado e infraestrutura de P&D moderna, ampla e bem equipada. Com esta estrutura a Artecola consegue sustentar um ritmo acelerado e constante de novos desenvolvimentos. Os métodos e processos desenvolvidos e aprimorados ao longo dos anos nos permitem oferecer produtos de alto padrão de qualidade. 

Como em muitos outros projetos, a Artecola participa do processo de criação do projeto de cada carro para entregar o melhor produto que superará as expectativas. É necessário entender a estrutura do projeto desde o início para que não haja vulnerabilidades imprevistas.

Muitas das grandes empresas do setor automotivo já optaram pela tecnologia Ecofibra. Presente nos carros, rodando dia a dia pelo Brasil e américa Latina, a tecnologia Ecofibra® para o setor automotivo está presente no cotidiano das pessoas. Já parou para pensar se em seu automóvel contém Artecola?

Para conhecer mais dos produtos da Artecola, confira em nosso blog todos os mercados que atendemos: https://artecolaquimica.com/blog/

Gostou de saber mais sobre a Ecofibra® para o setor automotivo? Quer entender ocmo pdoemos te ajudar? Entre em contato: https://www.artecolaquimica.com.br/contato


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *