Adesivos Hotmelt para Encadernação de Livros

Publicado por Artecola em

Na indústria gráfica, a escolha dos materiais certos desempenha um papel crucial na qualidade final dos livros. Entre as inovações destacadas, os adesivos hot melt emergem como protagonistas, oferecendo eficiência e versatilidade excepcionais no processo de encadernação. Conheça os benefícios dos adesivos hotmelt para encadernação de livros, considerando as condições de produção do mercado.

Na indústria moderna de encadernação, o adesivo Hotmelt à base de poliuretano (PUR) tem se destacado como uma escolha notável para a produção de livros.

Mesmo sendo um país com uma taxa de leitura baixa, desde o início da pandemia, o país vem registrando um aumento de leitores por todo o território. Em torno de 67% dos jovens dizem que gostam de ler, apesar de o país possuir uma média de leitura de 2 livros ao ano por pessoa. Em uma análise ampla, há muito mercado para ser expandido, ainda mais quando se observa os números de 2023, onde já totalizou R$1,19 bilhão, de 25 milhões de livros movidos no mercado. Essa movimentação é devida a livros vendidos e também tratados em consignação entre editoras e canais de venda.

Acontece que no Brasil, existe uma exigência governamental referente aos livros didáticos que devem ser produzidos com produtos de alto desempenho, garantindo que os livros resistam ao uso intenso e diário pelo setor educacional, tendo uma excelente durabilidade dos exemplares. Apoiado na garantia de durabilidade, o adesivo Hot melt PUR atua como protagonista, com uma aplicação eficaz, resistência excepcional e versatilidade de colagem em vários tipos de papéis.

O adesivo Hotmelt PUR é a base de resina poliuretana, que atinge sua força de colagem a partir do processo de reação que ocorre quando entra em contato com a umidade existente no ar. Os adesivos PUR necessitam de cuidados específicos para obter um processo de aplicação de qualidade e para isso, confira a seguir algumas dicas:

– A embalagem do produto deve permanecer intacta até o momento do uso;

– O reservatório do equipamento deve permanecer lacrado durante o uso, impedindo a entrada de ar ou sujeira do ambiente. Essa ação evita que o produto endureça dentro do reservatório;

– A processo de reação completo do adesivo ocorre em média após cinco dias;

– O equipamento deve estar limpo e sem resquícios de produtos já reticulados, esses resquícios podem entupir a tubulação;

– Para realizar a limpeza do equipamento, recomendamos a uso de um produto específico, para isso, recomendamos entrar em contato com nossa Consultoria Técnica para mais informações.

Em resumo, o adesivo Hotmelt à base de PUR oferece inúmeras vantagens na encadernação de livros, além de atender às exigências para livros didáticos do governo. Alguns detalhes são necessários para garantir resultados consistentes e duradouros na produção de livros encadernados com qualidade superior.

Para entender mais sobre as vantagens do adesivo hotmelt confira o post aqui em nosso blog: https://artecolaquimica.com/blog/6-vantagens-do-hot-melt/Sabia que a Artecola produzia adesivos hot melt para encadernação de livros? Conte nos comentários o que você achou ou nos envie um email explicando as necessidades da sua empresa, para que possamos atendê-lo: https://www.artecolaquimica.com.br/contato


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *