Qual a importância de manter o coleiro limpo?
O bom estado do coleiro é fundamental para um processo eficiente e definitivo de colagem. O excesso de resíduos pode comprometer a aderência, a viscosidade e a qualidade final do adesivo.
Sem limpezas programadas, a linha de produção pode sofrer paradas indesejadas, com queda na produção e nos padrões de excelência.
Em geral, a limpeza do coleiro é indicada em três situações: troca do adesivo, oxidação nas paredes do equipamento e acúmulo de sujeira.
Troca do adesivo
Ainda que o novo adesivo seja do mesmo fabricante, é necessário garantir uma limpeza adequada no sistema.
Isso fará com que se tenha garantia da confiabilidade da colagem e também para que não haja incompatibilidade entre os adesivos.
Mesmo que o substrato de adesivo seja do mesmo fornecedor, é importante limpar o coleiro antes de abastecer novamente.
Oxidação nas paredes do coleiro
As paredes do coleiro estão constantemente sujeitas a oxidação.
Isso acontece por conta do reabastecimento ou por causa da diminuição do nível de adesivos. Esse espaço acaba sendo preenchido por uma coluna de ar, que aos poucos favorece o processo de oxidação.
Uma tática bastante adotada é a manutenção do coleiro sempre cheio e fechado. No entanto, isso apenas retarda a oxidação, mantendo a necessidade de limpeza periódica.
Como mencionamos, é essa manutenção que vai evitar paradas indesejadas na linha.
Acúmulo de sujeira
Todo processo industrial provoca a produção de resíduos, quer seja pela entrada de elementos externos, quer seja pelo acúmulo de material resultante da fabricação. Na colagem, não é diferente.
Impurezas do ambiente ou até mesmo das condições de armazenamento do adesivo se acumulam no coleiro.
Caso o equipamento não seja higienizado regularmente, as impurezas podem saturar o sistema de filtro e provocar uma interrupção brusca na aplicação – no famoso entupimento de bico.
Isso pode ocasionar em falhas na aplicação, diminuição do ritmo de produção e até mesmo a parada de linha.
Qual o melhor produto para limpar o coleiro
Nas três situações que citamos anteriormente, o mais indicado para fazer a limpeza no coleiro é a aplicação do limpador 140.
Para tanto, é preciso seguir algumas orientações e um protocolo básico para garantir o êxito do procedimento.
O primeiro passo é assegurar-se da drenagem de todo o adesivo já utilizado. Em seguida, deve-se adicionar o limpador 140 até o nível desejado. A temperatura deve ser ajustada até 150º C antes de fechar a tampa do coleiro.
O produto precisa agir por cerca de três horas.
Passado esse tempo, o responsável pela manutenção verificará se é necessário ou não fazer a raspagem mecânica de eventuais excessos de crostas e outros resíduos. Isso deve ser feito com espátula de madeira, para evitar danos.
O sistema então é desligado até que o produto atinja a temperatura inferior a 40º C e o limpador 140 então é drenado em definitivo.
Seguidas essas orientações, o coleiro se manterá limpo e a eficiência no processo de colagem estará resguardada, garantindo o cumprimento de normas técnicas e padrões de qualidade.
Fique ligado no blog da Artecola e cola na gente!
Assine nossa News para receber as atualizações
0 comentário